Hortus IST
O Hortus IST, criado em Março de 2021, é um jardim da Biodiversidade e da Permacultura, com uma horta seguindo os princípios da permacultura com aplicação de aspectos da agricultura natural e sinérgica. O Hortus foi pensado como um espaço de partilha aberto a toda a comunidade do IST e o resultado é a existência de um grupo de mais de 20 colaboradores entre alunos, docentes, investigadores e funcionários. Foi ainda estabelecida uma colaboração estável com o Centro de Apoio para o Sem Abrigo (CASA) e com a Refood, com doações semanais de hortaliças produzidas no Hortus.
Coordenação: Silvia Di Salvatore (ITI/LARSyS)

Fotografia Ana Luísa Alvim | CML

Fotografia Ana Luísa Alvim | CML
Prados Biodiversos
Coordenação: Silvia Di Salvatore (MARETEC/LARSyS)
Actualmente existem 4 prados biodiversos nos espaços verdes do Campus Alameda do IST: o Prado do Hortus, o Prado da IST Press, o Prado do Jardim Sul e o Prado do Jardim de Mecânica I, integrado num ensaio de revitalização da biodiversidade de uma canteiro deste jardim.
Na experiência de prado biodiverso do “Hortus IST”, realizou-se uma sementeira de espécies silvestres portuguesas de Prado Baixo da Sementes de Portugal, composta por algumas espécies de gramíneas de baixo porte e de 23 espécies de flores. A evolução do coberto vegetal é monitorizada com a orientação da investigadora e bióloga Vânia Proença (MARETEC/LARSyS), e a colaboração de alunas do mestrado integrado em Engenharia Biológica do Técnico. Houve ainda a colaboração com a unidade curricular de Microbiologia lecionada pela professora Cristina Viegas, com a recolha de amostras de solo do prado para analisar em aula laboratorial por alunos de Engenharia Biológica e de Engenharia do Ambiente.
Prado do Hortus

Prado do Jardim Sul

Horta Pedagógica APIST
Coordenação: Infantário APIST
A Horta Pedagógica APIST é uma pequena horta gerida pelas educadoras e pelas crianças do Jardim de Infância da APIST, no Jardim Sul do campus, com o objectivo de aproximar os mais pequenos da natureza, e numa perspectiva pedagógica de conhecer e acompanhar o ciclo de desenvolvimento dos legumes e vegetais, compreender e experimentar cuidar e ser responsável pelo seu desenvolvimento, e promover a descoberta e o gosto por uma alimentação saudável. Como resultado, salienta-se um envolvimento constante desta comunidade para cuidar da horta, o interesse e a satisfação de acompanhar o seu desenvolvimento, e ainda a apreciação dos produtos da horta por parte da generalidade das crianças.

Fotografia Ana Luísa Alvim | CML