Saltar para o conteúdo

Projecto “Técnico faz a diferença”

O projecto “Técnico faz a diferença” (TDF) visa implementar um novo procedimento de gestão de resíduos sólidos urbanos para a introdução faseada da separação e recolha selectiva de resíduos sólidos urbanos nos campi do IST, através de um modelo inovador.

O modelo TDF foi desenvolvido e testado no projecto piloto “Mecânica I faz a diferença”, que decorreu no Pavilhão de Mecânica I entre Novembro de 2019 e Março de 2020. O ponto de partida para o desenvolvimento deste modelo foi um procedimento, já aplicado com sucesso em outras universidades, que prevê a remoção de todos os caixotes de lixo indiferenciado dos gabinetes e das salas, e a colocação de ecoílhas de separação de resíduos, constituídas por um conjunto de caixotes (indiferenciado, embalagens, papel, vidro e biorresíduos) em pontos estratégicos dos espaços comuns dos edifícios, com os seguintes resultados da monitorização após implementação:

Objectivos do projecto TDF

  • Transitar de uma situação actual no IST onde não existe um procedimento sistemático de separação de resíduos para uma modelo de separação de resíduos e recolha selectiva para diminuir drasticamente o impacto neste tema ambiental da instituição.
  • Diminuir o impacte económico do procedimento de gestão de resíduos sólidos urbanos do IST para gerar capacidade de investimento nos equipamentos de separação e recolha.
  • Implementar a separação de biorresíduos, tal como previsto pela Diretiva (UE) 2018/851, de maio de 2018, com obrigatoriedade a partir de 1 de Janeiro de 2024, sendo um importante contributo na futura Estratégia Nacional de Bioeconomia Circular e também para o cumprimento do Roteiro para a Neutralidade Carbónica 2050 e do Plano Nacional de Energia e Clima.

Medidas estratégicas integradas

O projecto/método TFD prevê um conjunto de medidas estratégicas integradas:

  • Um procedimento de Gestão Operacional com (i) Método ad hoc de colocação de equipamentos em cada pavilhão, (ii) Ciclos Monitorização diária de RSU, (iii) Procedimento de recolha RSU ad hoc.
  • Plano de Comunicação com (i) Equipa de Acompanhamento/Implementação TFD, (ii) Comunicação TOP-DOWN / Face to Face, (iii) Projecto Gráfico, (iv) Sessões de esclarecimento e Ações de Formação para as equipas de limpeza.

Órgãos, Serviços e Núcleos envolvidos

IST-Ambiente, Técnico Sustentável

Iniciativa Sustentabilidade Técnico

Núcleo de Segurança e Higiene

Direcção de Operações, Gestores de Edifícios

Área de Comunicação

Núcleo de Design e Multimédia

Associação de Estudantes (AEIST), Núcleo AmbientalIST

 

 

close navigation
close Search