Saltar para o conteúdo

Projecto Jardim da Sustentabilidade (EFC4CLIM)

Projeto Jardim Sustentável do Complexo Interdisciplinar

Financiamento: H2020 ECF4CLIM
Coordenação Científica: Marta Almeida (CT2N), Silvia Di Salvatore (MARETEC/LARSyS, Técnico Sustentável)
Coordenação Equipa Projecto: Diogo Santos (MA)
Grupo de Trabalho: Diogo Santos (MA),

Enquadramento

O Projeto Jardim Sustentável do Complexo Interdisciplinar é a proposta selecionada no âmbito da Semana Relâmpago do ano letivo 2022-23.  Nessa edição, os alunos de Arquitetura do Instituto Superior Técnico foram desafiados a desenhar um espaço que promova o diálogo sobre a sustentabilidade no campus da Alameda, formando grupos com alunos dos diferentes anos do curso. Após a semana de trabalho intensivo, foram selecionadas três propostas distintas, das quais apenas esta continuou a ser desenvolvida pelo grupo, juntamente com o Técnico Sustentável, NucleAR, Fórum Civil e outros colegas de Arquitetura que mostraram interesse e disponibilidade em desenvolver o projeto.

Apresentação dos três projectos selecionados no Projecto Relâmpago ’23 ao Conselho de Gestão, que decorreu na sala de reuniões do CG.

Objetivos

O espaço em questão está localizado no lado poente do campus da Alameda, delimitado pela escadaria de Civil a Norte, o Complexo Interdisciplinar a Este, a cobertura do laboratório subterrâneo do pavilhão de Física a Sul e o muro que envolve o Técnico, voltado para a Rua Alves Redol, a Oeste. A zona verde apresenta uma ligeira inclinação, sendo a cota mais elevada a escadaria lateral de Civil (N), e a cota inferior junto das escadas que rompem o muro (S). Esta porção de terreno encontra-se atualmente bastante descaracterizada, com vegetação que foi crescendo espontaneamente ao longo do tempo, cujo interesse reside sobretudo no porte adquirido.
O objetivo do projeto a desenvolver prende-se no aproveitamento de uma área outrora esquecida, que inclui:
• A implantação de um percurso alternativo de acesso ao campus através de um espaço verde
• A criação de áreas de estar destinados à comunidade do Técnico
• A requalificação de uma porção generosa de área verde, assegurando o seu desfrute pleno por parte dos seus futuros utilizadores
• A aproximação do Técnico à cidade, proporcionando um espaço de uso público na fronteira entre ambos
• A criação de um espaço que promova o diálogo sobre a sustentabilidade

Proposta

Percurso, Estar, Verde
A partir da reutilização de uma pequena entrada que rompe o muro na Rua Alves Redol surge um dos acessos ao jardim. De notar que, após a análise do movimento da comunidade do Técnico no lado poente do campus, concluiu-se que uma grande parte dos peões que utilizam a escadaria de Civil são provenientes da zona do Saldanha, contornando o muro que separa o jardim do passeio público. Nesta entrada, através de uma escada de um lanço, é possível ascender até à cota do jardim. O percurso estende-se ao longo do edifício do Complexo Interdisciplinar, atravessando espaços distintos de estar, até à escadaria lateral de Civil.
Num constante contraste entre sombra e luz, árvore e clareira, surgem zonas onde o verde denso proporciona áreas de sombreamento e espaços amplos que oferecem um uso livre e informal, complementados com mobiliário móvel e fixo. O conjunto de mobiliário fixo é formado por quatro bancos em pontos de interesse do jardim e de um banco corrido ao longo do muro. Este une os dois torreões característicos da imagem do técnico e tem a particularidade de a distância do assento ao solo alterar constantemente, passando de um banco a uma base de apoio, de forma a fundir com a topografia. Já o conjunto de mobiliário móvel é constituído por cadeiras e mesas de fácil manuseamento, de forma a oferecer aos seus utilizadores a liberdade de as movimentar conforme desejarem.
Para além de manter a grande maioria das espécies existentes no jardim, a proposta integra mais árvores e arbustos típicos da paisagem autóctone de forma a proporcionar à comunidade do Técnico e à cidade um espaço que seja composto pela paisagem que outrora ocupava o território atualmente.

Texto: Diogo Santos (MA)

close navigation